terça-feira, 28 de abril de 2015

Compaixão sem paixão






Na versão da bíblia NVI, existe uma que vem com anotações à garotas. Gosto muito dela. Chama-se "A Bíblia da garota de fé". Ás vezes acho que devo trocá-la por uma mais "adulta" para levar aos cultos. Mas os textos adicionais feitos por Nancy Rue ainda me encantam ao ponto de querer continuar carregando por aí. Na introdução ao livro de Colossenses, ela diz:
"Se você vai à igreja, lê sua Bíblia e ora, então pode ser considerada uma pessoa boa, não é?
Hum... As pessoas a quem Paulo escreve nesta carta também faziam isso tudo, mas mesmo assim eram marginalizadas por outras que diziam ser necessário cumprir certas cerimônias. Além disso, defendiam que determinadas coisas sobre Jesus eram segredos que poucos poderiam saber. Os colossenses perderam o foco em Jesus.
Para que isso não aconteça conosco, precisamos fazer de Cristo o centro de todas as nossas decisões, amizades e de todos os nossos desafios.
Faça isso, diz Paulo, e então será uma pessoa boa."

No capítulo 3, Paulo escreve aos Colossenses "instruções para um Viver Santo", que diz:

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Minha intenção aqui, não é abordar o tema de imoralidade sexual, impureza, etc. Mas sim, fazer um paralelo com o termo PAIXÃO e COMPAIXÃO. Aparentemente, não tem lógica uma comparação dessa, ao passo que é óbvio a diferença deles. Mas me veio esse questionamento em mente, dei uma pesquisada e resolvi transcrever por aqui.

A paixão é aquele sentimento intenso, impulsivo e com entusiasmo (tente desassimilar ela da área sexual apenas, se permitindo enxergá-la como um todo) que pode ofuscar até mesmo a razão. É mesmo tentador quando estamos sob seu efeito.
A compaixão é um sentimento de compadecimento e piedade, onde nos colocamos no lugar do outro sob seu efeito.

Bom, o que me chama a atenção nisso é que hoje vemos muitas atitudes aparentemente humanitárias, solidárias e amorosas, que não nos damos conta de que praticá-las por "modinha" ou simplesmente se sentir/parecer uma pessoa boa é extremamente egoísta, ou seja, o contrário do que deveria ser. Movidos por um sentimento que vai nos preenchendo cada vez mais, achamos ser o amor de Cristo se manifestando em nós, quando simplesmente pode ser apenas paixão. O problema é que nos damos conta de tal situação lá na frente, quando deixamos de gostar daquilo e pomos a mão na cabeça e pensamos "poxa, era só momentâneo, não consigo mais amar as pessoas como antes".

A verdadeira compaixão é aquela em que somos verdadeiramente movidos pelo amor de Cristo em nós, que nos impulsiona a andar como Ele, ou seja, nos compadecendo dia após dia pelo próximo, insistindo em levar as Boas Novas. Não é algo momentâneo. É  eterno!
O versículo 2 diz: "mantenham o pensamento...". Ou seja, é necessário que seja constante, assim como o amor em Cristo é.

Contudo, que venhamos a ter mais compaixão, sem paixão. Mas sim, movidos pelo amor. Amor este que o Senhor Jesus nos provou na cruz ser eterno. Amor este que me faz refletir hoje e orar perguntando a Deus se o que sempre faço às pessoas é para apenas me sentir uma pessoa boa, por costume, moda... Para que Ele venha transformar isso em mim, caso seja o necessário mesmo a fazer, por ainda não saber que a verdadeira compaixão é esta, aquela aperfeiçoada no amor de Cristo na cruz.

Reconhecer isso e rever nossos conceitos é extremamente sério! O mundo precisa de amor. E não adianta praticarmos obras sem esse verdadeiro amor. Que venhamos praticá-las com a consciência de que fomos salvos e compadecemos do próximo pelo verdadeiro amor (Mateus 7.12) aperfeiçoados em Cristo.

1Coríntios 13.8a : O amor jamais acaba!

:)


Um comentário: